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Escola da 301 Norte desenvolve projeto de Educação Fiscal
[data: 12/11/08]


Um projeto de Educação Fiscal idealizado por um grupo de educadores da Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, na 301 Norte, está proporcionando aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o despertar da consciência social sobre a importância dos tributos pagos por cada cidadão.



A temática "Conhecer os tributos para o exercício da cidadania", foi desenvolvida em três fases: aula de incentivos e conhecimento do assunto, desenvolvimento de atividades práticas voltadas ao estímulo de mudanças de valores na relação Estado-sociedade e por último, avaliação dos resultados.



Segundo a Orientadora Educacional, Ludimila Oliveira, através desse projeto os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na sala de aula. Um exemplo de atividade prática desenvolvida pelos alunos foi a de fazer compras e exigir a nota fiscal. Com esse exercício de cidadania eles orientaram a família, vizinhos e amigos sobre a importância do documento na hora da compra. Como estímulo, a cada compra no valor de R$ 20,00, o aluno recebia um cupom que dava direito a participar de sorteios de brindes na sala de aula.



O Programa Estadual de Educação Fiscal visa promover a construção de uma consciência cidadã voltada ao exercício da cidadania, estimulando uma mudança de valores e atitudes na formação integral do ser humano. A temática discute a relação de cada um com o Estado no campo financeiro, integrando duas vertentes: a arrecadação e o gasto público e expande o conhecimento através do Estado-sociedade e educação no contexto social.



O projeto desenvolvido na escola foi pensado a partir do Curso a distância de Disseminadores de Educação Fiscal promovido pela Esaf- Escola Superior de Administração Fazendária e pelo Programa Estadual de Educação Fiscal, que tem como parceiros a Secretaria da Fazenda, Secretaria da Educação e Cultura, Receita Federal e Controladoria Geral da União. A elaboração, execução e implantação do projeto pedagógico faz parte de uma das metodologias de aprendizagem que está vinculada a construção de uma sociedade mais democrática e participativa.

Marinalva Cavalcante

 

 

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