Sefaz promove treinamento sobre Siafem
[data: 23/10/09]

A Secretaria da Fazenda vai promover na segunda-feira, 26, no laboratório da Egefaz-Escola de Gestão Fazendária, durante todo dia, um treinamento para deputados estaduais e assessores sobre Siafem - Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Município. O objetivo é disseminar conhecimento e esclarecer dúvidas a respeito do Sistema.

O treinamento vai abordar o conceito do Siafem, objetivos, diretriz, características, tela de acesso, exemplos de documentos que constam no Sistema como nota de desempenho, ordem bancária, guia de recolhimento, nota de dotação, nota de lançamento, programação de desembolso, entre outros.

De acordo com a Superintendente de Gestão Contábil, Ana Ferreira Alves Martins, o encontro é uma oportunidade para que assessores e deputados conheçam melhor o funcionamento do Sistema. " Nosso objetivo é proporcionar aos usuários do Siafem conhecimentos para facilitar as consultas aos documentos e relatórios que constam do referido Sistema, em tempo real ou não, garantindo a fidedignidade das informações orçamentárias, contáveis e financeiras do Estado".

O Siafem é um Sistema de processamento eletrônico de dados, desenvolvido pelo SERPRO Serviço Federal de Processamento de Dados, baseado no SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Sua finalidade é simplificar e uniformizar a execução orçamentária, contábil e financeira dos estados e municípios, de forma integrada, minimizando custos e obtendo maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos.

Outra vantagem do Programa é a modernização da Administração Pública e a padronização dos procedimentos de execução orçamentária, contábil e financeira. Também conta com subsistemas que operam de forma integrada entre si, com a contabilização automática, simultânea e em tempo real nos sistemas patrimonial, orçamentário, financeiro e de compensação, além de manter os saldos sempre atualizados e disponíveis em modo on-line.

Implantado no Estado do Tocantins em maio de 1999, o Sistema está fundamentado pela Lei 4.320, de 17 de março de 1964 que estatui as normas gerais de Direito Financeiro para elaboração, execução e controle dos orçamentos e balanços da União, dos estados, municípios e do Distrito Federal". As formas de acesso são on-line e off-line.