::   Pesquisa


  ::  WebMail
 

Solicitar senha provisória



 



Oficinas em escola de Palmas marcam o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte
[data: 26/05/11]


Despertar a consciência para o exercício da cidadania. Este foi o objetivo das atividades realizadas nesta quarta-feira, na Escola Municipal Paulo Freire, nos três turnos, aos alunos do 3º ao 5º ano e do EJA Educação de Jovens e Adultos, em comemoração ao Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte(25 de maio).  O evento foi promovido pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal - GEF, vinculado à Secretaria da Fazenda.


Para o Técnico da Controladoria Geral do Estado - CGU, Joel dos Santos Brandão, que ministrou oficina sobre Educação Fiscal X Contribuinte Cidadão, esta é uma boa oportunidade para inserir nas crianças o conceito de cidadania e educação fiscal. Uma vez adulto consciente, o cidadão terá maneira diferenciada de agir, disse Brandão.  


O momento cinema, promovido pela professora Hozana Rivello, mostrou em linguagem simples o que é tributo, para onde ele vai e quem o administra. Na oficina Ludo da Cidadania da turma da Mônica, os alunos aprenderam brincando sobre quais são as atitudes corretas com relação à administração dos tributos e quais devem ser evitadas.


A Assessora de Currículos de Educação Física da Seduc, Luciana Pegoraro ministrou a oficina Cantando, brincando e cooperando. De forma lúdica, ela refletiu sobre a importância da identidade de cada criança e o seu papel na sociedade, enquanto consumidora. Foi distribuído material informativo como cartilhas, gibis, entre outros.


O Delegado Adjunto da Receita Federal, Alberto Carlos de Jesus Carneiro, falou às crianças sobre o despertar da consciência cidadã. É importante despertar na criança a consciência fiscal para que, no futuro, tenha responsabilidade no zelo e aplicação dos recursos públicos, afirma Carneiro.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Educação Fiscal, Elizabeth Leda Barros, as atividades do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, voltadas aos estudantes, trazem mais consciência sobre os tributos e sua importância sócio-econômica. (Marinalva Cavalcante)

 

 

Mapa do site Dúvidas? Fale conosco Página inicial