Servidores são capacitados para trabalhar com o Siafem
[data: 31/05/11]

Por Marinalva Cavalcante

Estão abertas as inscrições para o curso SIAFEM - Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios. O curso é direcionado aos servidores da Secretaria da Fazenda e demais servidores do Estado que trabalham na execução financeira. A carga horária é de 20 horas e será ministrado de 1º a 3 de junho pela contadora Ana Ferreira Alves Martins, na Escola de Gestão Fazendária Egefaz.

O objetivo do curso é capacitar os servidores que trabalham com as ferramentas de gestão e execução orçamentária, financeira e patrimonial. O curso agrega qualidade aos serviços executados, garantindo assim, o cumprimento das metas e objetivos propostos pelo gestor público, explica Ana Ferreira.

Dentre os conteúdos a serem abordados estão: a apresentação e conceitos básicos do sistema, conceituações básicas das tabelas de dados, evento e estrutura dos eventos e documentos utilizados. As inscrições podem ser feitas no e-mail egefazcapacita@sefaz.to.gov.br.

O SIAFEM é um sistema de processamento eletrônico de dados, desenvolvido pelo Serviço de Processamento de Dados - SERPRO, baseado no Sistema Integrado de Administração Financeira SIAFI, do Governo Federal. Visa simplificar e uniformizar a Execução Orçamentária, Financeira e Contábil dos Estados e Municípios, de forma integrada, minimizando os custos e obtendo maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos.

Na próxima semana, será ministrado um novo curso dando ênfase maior na gestão e execução do SIAFEM.  O púbico alvo são os gestores e técnicos das pastas.