Sefaz promove treinamento sobre produto provisório no SIAT
[data: 08/11/11]

Por Marinalva Cavalcante

A Diretoria de Informações Econômico-Fiscais da Secretaria da Fazenda iniciou uma série de treinamentos para cadastramento provisório no SIAT - Sistema Integrado de Administração Tributária, de produtos que ainda não constam na tabela geral do Estado. A partir desse cadastramento é possível a emissão da Nota Fiscal Avulsa (NFA) e Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). O objetivo é capacitar todos os servidores das agências de atendimento de todo o Estado que trabalham diretamente com a emissão de nota fiscal.

A primeira capacitação aconteceu na segunda-feira, 7, na Sefaz, para os servidores da regional de Palmas , que abrange as agências de atendimento de Taquaralto, Santa Tereza, Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro e Lagoa do Tocantins. Nesta terça-feira, 8, será a vez de Araguatins receber o treinamento e na próxima quarta-feira, 9,  a regional de Tocantinópolis. As orientações estão sendo repassadas pela gerente de núcleo, Dulcirene Pereira Oliveira.

A inclusão provisória de produtos à tabela do SIAT facilita a correção das distorções dos relatórios utilizados na elaboração do Índice de Participação dos Municípios - IPM, uma vez que esta tabela é atualizada constantemente.