Sefaz é contemplada com nova tecnologia de transmissão de dados
[data: 10/05/12]

Por Marinalva Cavalcante

Visando ampliar seu atual cenário tecnológico, a Sefaz - Secretaria da Fazenda está colocando em ação o Plano Emergencial da Superintendência de Projetos Tecnológicos Financeiros e Tributários, o qual tem como foco principal implantar nas delegacias, agências de atendimento e postos fiscais, a tecnologia de comunicação de dados MPLS - Multiprotocol Label Switching, que substituirá a Frame-Relay, uma tecnologia menos eficiente e em desuso no mercado das operadoras de telecomunicação.

Atualmente, 70 unidades da Sefaz estão interligadas no sistema Frame-Relay. Com o plano de emergencial, as atuais e outras 60 serão integradas já com a tecnologia MPLS, totalizando 130 unidades. Já foram contempladas 12 delegacias regionais, dois postos fiscais e cinco agências de atendimento. O cronograma de implantação vai até dezembro deste ano.

A implantação do MPLS trará como benefício a curto e longo prazos, o melhoramento do desempenho das comunicações via rede. O sistema possibilita a redução de custos com deslocamento de pessoal das unidades para a sede e melhorias na qualidade do atendimento ao contribuinte e, conseqüentemente, proporciona o aumento da arrecadação.

O sistema vai viabilizar, num futuro próximo, a implantação de outros tipos de serviços. Dentre eles, o VoIP, que é conhecido como Voz sobre IP, e tem por finalidade a redução de custos com o sistema de telefonia fixa. Outra vantagem será a possibilidade de implantar um ambiente de videoconferência, que proporciona a comunicação, em áudio e vídeo, em tempo real, com pessoas em diferentes locais.