Seminário do Simples Nacional apresenta avanços na fiscalização unificada
[data: 19/10/12]

Cerca de 170 auditores estaduais, federais e municipais, e servidores administrativos da Sefaz, participaram nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18 de outubro, do II Seminário Regional do Simples Nacional, no auditório da Egefaz Escola de Gestão Fazendária, em Palmas. O evento organizado pela Receita Federal do Brasil e Secretaria da Fazenda do Tocantins trouxe novidades para o trabalho de fiscalização e atendimento às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), optantes do Simples Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos.

O Auditor Fiscal da Receita Estadual, Carlos Solimar Braga da Silva, considerou que o seminário superou todas as expectativas. Contamos com a participação de experientes palestrantes do Sebrae e da Receita Federal, que contribuíram com as informações sobre o Simples Nacional, além da expressiva participação de auditores federais, estaduais e municipais, disse.

Carlos Solimar ministrou palestra no último dia do evento sobre Malha Fina do ICMS e discorreu sobre as diferentes formas de malhas utilizadas por outros estados e as possibilidades de aplicação no Tocantins, a exemplo da operação Cartão de Crédito. O evento é um marco importante para a história do Fisco tocantinense, uma vez que se propagou o Sefisc - Sistema Eletrônico Único de Fiscalização, que deve ser implantado em todo o País no primeiro semestre do próximo ano.

O Delegado da Receita Federal em Palmas, Alberto Carlos de Jesus Carneiro, disse que o Seminário foi um sucesso e destacou que a palestra do Analista Tributário da Receita Federal, Gleydson Roberth Cristo, conseguiu transmitir uma matéria técnica de forma simples e de fácil assimilação. Além da sistemática do Simples, como legislação e sistema operacional, o palestrante também colocou algumas parâmetros de fiscalização, que irão ajudar o trabalho dos auditores federais, estaduais e municipais, avaliou Alberto.