Sefaz promove treinamento sobre produto provisório nas regionais
[data: 23/09/13]

Por Júnior Maciel

A Diretoria de Informações Econômico-Fiscais da Secretaria da Fazenda iniciou em julho deste ano uma série de treinamentos para os servidores que trabalham diretamente na emissão de nota fiscal nas agências de atendimento em todo o Estado. As orientações são repassadas pelas servidoras Gilvânia Alves de Araújo e Silvânia Maria Coelho Folha Moreira.

Os treinamentos envolvem o cadastramento de produtos provisórios no Sistema de Emissão de Nota Fiscal Avulsa e a elaboração da Pauta Fiscal no Sistema de Pesquisa de Mercado, ambos no SIAT - Sistema Integrado de Administração Tributária.

A proposta é nivelar o conhecimento dos servidores, com o propósito de minimizar erros em relação à inserção de dados no sistema e permitir melhor serviço ao contribuinte, disse o diretor de Informações Econômico-Fiscais, João Herculano Júnior.

A partir desse cadastramento é possível a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). A inclusão provisória de produtos na tabela do SIAT, além de outros benefícios, facilita a correção das distorções dos relatórios utilizados na elaboração do Índice de Participação dos Municípios - IPM, uma vez que esta tabela é atualizada constantemente.

Foram capacitados servidores das regionais de Alvorada, Araguaína, Araguatins, Colinas, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis. Na próxima quinta-feira, 26, o treinamento será para os servidores da regional de Taguatinga, no Sudeste do Estado.