Modelo de gestão por competências é apresentado aos servidores da Sefaz
[data: 02/10/13]

Por Marinalva Cavalcante

Um modelo de avaliação de desempenho com foco na competência do servidor foi apresentado aos gestores da Sefaz/TO, nesta terça-feira, 1º de outubro, pela idealizadora do projeto no Piauí, a Administradora de Gestão de Pessoas da Sefaz daquele Estado, Juraci Câmara. A troca de experiências faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelos representantes das secretarias de Fazenda dos estados no GDFAZ - Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário.

Segundo Juraci Câmara, esse modelo de avaliação permite mapear as competências do servidor, priorizando o desenvolvimento individual e organizacional, levando-o a perceber a importância do seu trabalho. A avaliação deve estimular os servidores a desenvolver seus conhecimentos, habilidades e atitudes com qualidade e eficácia, explica.

De acordo com a diretora de Gestão Administrativa da Sefaz/TO, Veronice de Fátima Siqueira Almeida, a idéia de apresentar esse novo modelo de avaliação surgiu com a apresentação desse sistema na 49ª reunião do GDFAZ, realizada em Terezina/PI. A partir da apresentação percebemos no modelo apresentado a possibilidade de iniciar esse processo de gestão por competência na Sefaz do Tocantins, seguindo o mesmo modelo do Piauí, disse a diretora.

A Avaliação de Desempenho por Competência é um componente do Profisco/TO, com vistas a implantar um novo modelo de gestão de pessoas voltado à melhoria da gestão. A meta principal é construir uma matriz de capacitação que possa atender tanto a gestão quanto o servidor.

(Foto: João Di Pietro)