::   Pesquisa


  ::  WebMail
 

Solicitar senha provisória



 



Pauta fiscal de bebidas está em discussão na Sefaz
[data: 09/10/14]



Até o próximo dia 20 a Secretaria da Fazenda terá definido os índices da pauta fiscal de bebidas. Na manhã hoje, dia 9, o assunto foi discutido com representantes do setor, com apresentação da pesquisa de preços feita pela Diretoria de Gestão Tributária, detalhando os preços praticados nas 12 regionais do Estado.

A pauta fiscal especifica os valores da base de cálculo para recolhimento do ICMS das mercadorias. No caso das bebidas estão sendo negociados os índices de 3% para cerveja, 1,5% para refrigerantes, 6,5% para água mineral, 2,5% para energéticos e 6,5% para o chopp.

Os cálculos para definição desses índices têm por base a média dos preços comerciais verificados em distribuidoras, supermercados, bares, restaurantes e lojas de conveniências ou similares, em fevereiro e agosto deste ano.

Após a reunião desta quinta, os percentuais apresentados passam por uma nova avaliação da Sefaz e também dos representantes do setor de bebidas. No entanto, a ideia é que essa pauta fiscal esteja fechada e em prática ainda neste mês.

Na última quarta-feira, 8, a Sefaz também se reuniu com representantes dos setores de laticínios e grãos para definir a frequência das datas das pesquisas de preços, que hoje são semestralmente (abril e outubro).
De acordo com o chefe de divisão da pauta fiscal, João Lima, a Sefaz se propôs a verificar a viabilidade de reduzir esse prazo para mensal. O cronograma com as datas para realização das pesquisas do próximo ano deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado até 15 de dezembro próximo.

 

 

Mapa do site Dúvidas? Fale conosco Página inicial