Palestra sobre Educação financeira desperta interesse em planejar
[data: 17/11/14]

(Núcleo de Comunicação da Egefaz)

"Entendi hoje que poderei alcançar o meu sonho. Eu achava que não poderia por vários motivos e, principalmente, por não ter planejamento financeiro", foi assim que a Diretora Municipal de Assistência Social de Aparecida do Rio Negro, Julina Amorim de Carvalho, 29 anos, verbalizou quando sobre o aprendizado com a palestra do Educador e Coach Financeiro, Edward Claudio Jr, que atraiu quase 130 pessoas. O palestrante conduziu o trabalho com dinâmicas e fez uma explanação geral sobre como poupar e planejar para a pessoa alcançar o que almeja. "Se a pessoa não tiver uma reserva para mais de um ano, e não lutar para tê-la, então não será independente financeiro no futuro, na hora da aposentadoria", disse Edward. O método que Edward utiliza é o DSOP: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar, que tem como fundamentos combater o analfabetismo financeiro; lidar com as questões financeiras e realizar sonhos. A estudante de direito e servidora pública Ednéia Carneiro da Silva disse que saiu determinada a se planejar melhor. "A palestra despertou em mim a necessidade de realizar um planejamento financeiro. E isso vai mudar muitas situações em minha vida", declara. As jovens servidoras públicas da Controladoria Geral do Estado, Gardênia Moreira, Elza Piagem e Isabella Pires apreenderam que o caminho do planejamento financeiro deve ser trilhado desde a juventude. Curso Além da palestra, o Coach ministrou, no dia 13, na Egefaz, um curso para 35 servidores da Secretaria da Fazenda. "Fomos orientados a fazer apontamentos diários dos gastos, num período de 30 dias, anotando por tipo de despesa; a não comprar por impulso, comprar à vista com desconto e, principalmente, como e onde investir", explica o servidor fazendário Ivanildo Silva de Oliveira. Curriculo Edward atua na área financeira e fiscal há mais de 15 anos. É Executive Coach pelo Center For Advanced Coaching e Master Coach Financeiro. Possui graduação em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu; e Pós-Graduação em Administração de Empresas, pela Universidade São Judas Tadeu e em Planejamento Tributário pela Uni-FMU.