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Sefaz prepara pesquisa de satisfação do contribuinte
[data: 04/03/15]



Por Arlete Carvalho


A Secretaria da Fazenda quer conhecer melhor o grau de satisfação dos contribuintes em relação aos serviços prestados em suas Agências de Atendimento.  Nesse sentido uma pesquisa está sendo formatada com base, a princípio, em seis dimensões a serem avaliadas: acesso à informação, trato recebido, tangibilidade e visibilidade, capacidade de processamento do serviço e gestão dos sistemas informáticos. A enquete será aplicada nas modalidades presencial, virtual e telefônica.


O diagnóstico deve nortear os comportamentos as serem adotados para tornar a prestação de serviços e informações à altura das expectativas dos contribuintes e dar uma resposta mais imediata à população em geral quanto ao resultado da arrecadação estadual.


A pesquisa será feita nas seis maiores Delegacias Regionais, que, juntas, agregam mais de 80% dos contribuintes. A previsão é aplicar cerca de 4 mil questionários, na modalidade presencial nas principais Agências de Atendimento. Enviar 24 mil questionários via internet. Disponibilizar o questionário web na página da Sefaz e ainda ouvir aproximadamente 100 contribuintes via telefone. Esse universo é, estatisticamente, considerado suficiente para avaliar a qualidade, eficiência e produtividade dos serviços entregues aos contribuintes e garante à consulta um grau de confiança de mais 95%.   


A pesquisa é uma das ações do Profisco - Programa de Modernização Fiscal do Estado do Tocantins, que visa a implantação de metodologias e técnicas modernas para melhor gerir a receita e a despesa públicas, bem como melhorar a eficiência e a transparência da gestão fiscal, visando incrementar a receita própria do Estado e prover melhores serviços ao cidadão.


A elaboração da consulta aos contribuintes está cargo do consultor do Ciat - Centro Interamericano de Administração Tributária, Fernando Penã, com acompanhamento das servidoras da Sefaz, Regina Alves, Arlete Carvalho e Rose Araújo, representantes da Superintendência de Administração Tributária, Núcleo de Comunicação e UCP - Unidade de Coordenação de Projeto, respectivamente.

Nesta semana o grupo conversou os servidores as Delegacias de Paraíso e Porto Nacional sobre as atividades nelas desenvolvidas. Os servidores da Delegacia de Palmas também foram ouvidos pelo Consultor Fernando Penã no último mês de dezembro. Essa consulta interna serve para embasar os questionários que estão sendo elaborados, bem com definir o melhor período para aplicação da pesquisa.

 

 

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