Secretário da Fazenda faz exposição financeira em evento que discute saúde pública
[data: 31/05/16]

O secretário da Fazenda, Edson Ronaldo Nascimento, participou terça-feira, 31, do lançamento da Pactuação da Atenção à Saúde no Estado, programa que tem por objetivo beneficiar mais de 1,5 milhão de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no estado do Tocantins.

Na oportunidade, o secretário fez uma explanação da situação financeira do Estado, relativa ao setor de saúde, no que diz respeito às dívidas do Estado para com os municípios. "A ideia da exposição é tratar dos aspectos financeiros desse processo, questões de créditos e débitos que temos entre estado e municípios", disse Edson Ronaldo.

Repasses

Ainda no evento, o secretário falou sobre o pagamento integralmente dos débitos às 127 prefeituras referentes à saúde, incluindo dívidas de gestões passadas que não foram pagas. "Hoje, estamos encerrando todo um processo de débitos com as prefeituras, a proposta de pagamento da Sefaz não é só dos R$ 15 milhões, mas o valor total de R$ 38,5 milhões", afirmou.

Edson ainda ressaltou que as 12 prefeituras, por terem valores mais significativos, serão divididos em 27 vezes e que as parcelas serão depositadas juntamente com o repasse mensal, ou seja, não haverá mais atraso do recurso.

(Texto: Júnior Maciel - Foto: João Di Pietro/ Governo do Tocantins)