Fazenda intensifica fiscalização para evitar sonegação fiscal
[data: 21/06/16]

Em operações de rotina o Fisco tocantinense apreendeu mercadorias avaliadas em mais de R$ 900 mil. As ações foram realizadas entre os dias 10 e 14 de junho, nas regionais de Palmas, Porto Nacional e Alvorada. Após o pagamento dos impostos e multas avaliados em cerca de R$ 197 mil, os veículos foram liberados com as mercadorias para os respectivos destinos.

Um carregamento de veículos avaliado em mais de R$ 700 mil, com documentos fiscais já utilizados em outro carregamento, foi alvo de uma ação dos auditores fiscais, no dia 10, no Posto Fiscal de Talismã, na regional de Alvorada, no Sul do Estado. A mercadoria, com origem em São Paulo tinha como destino as cidades tocantinenses de Palmas e Araguaína. A operação gerou R$ 156 mil, entre impostos e multas.

No dia 13 de junho, auditores fiscais da Delegacia Tributária de Palmas, em ações do Comando Volante, interceptaram dois carregamentos de peças automotivas, transportadas com documentação irregular. As mercadorias, com origem nos estados do Paraná e São Paulo e destinadas à capital tocantinense, foram avaliadas em mais de R$ 142 mil, e R$ 41 mil entre impostos e multas.

Já em Porto Nacional, também em abordagem do Comando Volante, no dia 14 deste mês, auditores fiscais da Delegacia Tributária de Porto Nacional, apreenderam carregamentos de ferragens, com nota fiscal inidônea. Com origem em Palmas e destinada à cidade de Marianópolis, no Tocantins, a mercadoria foi avaliada em mais de R$ 26 mil, cujos valores de impostos e multas somaram aproximadamente R$ 14 mil.

Para o superintendente de Administração Tributária, da Secretaria da Fazenda, Alessandro Ramos Marques, a conferência da documentação fiscal e da mercadoria no veículo que a transporta, é uma prática rotineira que surte grande efeito no combate à sonegação fiscal. (Júnior Maciel/Governo do Tocantins)