Monografia de servidora da Sefaz é premiada em São Paulo
[data: 19/08/16]

O trabalho escolhido pela Ordem dos Economistas do Brasil é um sonho realizado pela servidora de estudar a situação econômica e social de Açailândia/MA

A economista Valdijane Alves Melo, servidora da Secretaria da Fazenda (Sefaz), teve sua monografia escolhida entre os três melhores trabalhos de conclusão de curso em Ciências Econômicas apresentados em 2015. O Diploma de Mérito pelo trabalho Açailândia Expresso Progresso Eixo do Maranhão: Um olhar sobre o Panorama Histórico e Econômico foi conferido no último dia 15 de agosto, em São Paulo capital, pelo Conselho Regional de Economia 2ª Região São Paulo e pela Ordem dos Economistas do Brasil.

A homenagem foi recebida com surpresa, já que a servidora, não tinha se inscrito em premiações. Porém ela já havia ganhado outra premiação com a mesma monografia, desta vez pelo Conselho Regional de Economia seccional Tocantins, que encaminhou o estudo vencedor para concorrer à premiação nacional. Quando recebi o telefonema de São Paulo fiquei surpresa e até sem acreditar, mas logo aceitei o convite para ir receber a placa de homenagem, afirmou Valdijane.

Natural de Açailândia/MA, Valdijane comentou que era um sonho estudar essa região e a monografia era a oportunidade que batia na porta. Eu tinha muita vontade de estudar o desenvolvimento econômico e social da minha região e é muita felicidade receber um prêmio como este, exatamente por esse trabalho, revelou.

O estudo faz uma crítica para a omissão do poder público e às instâncias privadas, pois o município é rico em potencial econômico e extremamente desigual na distribuição de renda. A população não tem serviços básicos e essenciais que o cidadão precisa, analisa.

Segundo Valdijane, Açailândia é o segundo Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão e tem o maior polo siderúrgico Norte/Nordeste. Eu chamo a atenção para o quadro de desassistência que se tem no município a fim de fomentar políticas públicas e buscar um olhar para essas classes menos favorecidas, salienta.

Valdijane se formou no curso de Ciências Econômicas, em 2015, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e trabalha na Assessoria Econômica da Secretaria da Fazenda.

Texto: Joésia Cardoso
Foto: João Di Pietro