Educação Fiscal foi tema de apresentação teatral
[data: 15/09/16]

O programa de Educação Fiscal, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), foi tema de uma apresentação teatral feita pela Trupe da Cultura, grupo formado por servidores da Seduc, na noite de ontem, 14, no auditório do Sebrae, durante evento de Apresentação de Resultados do Observatório Social de Palmas (OSP). O tema abordado foi a Educação Fiscal, o despertar da consciência cidadã.

O objetivo do Programa de Educação Fiscal é implementar ações que auxiliem na formação de uma sociedade consciente para o pleno exercício da cidadania, proporcionando conhecimentos sobre tributos, finanças públicas e responsabilidade social, além de permitir que os cidadãos tenham condições de acompanhar a aplicação dos recursos arrecadados em benefício da sociedade.

A ideia é aproveitar todas as oportunidades e meios para despertar a nossa sociedade quanto a importância dos tributos, mostrando que a arrecadação tributárias é uma das bases da receita que custeia todos os benefícios levados à população pelo Governo, diz a diretora da Egefaz, Janete Ribeiro Dias, destacando que meios lúdicos como o teatro fixam bem a mensagem passada.

De acordo com a gerente de Cultura da Seduc, Doralice Mota, a apresentação realizada pela Trupe tem a intenção de sensibilizar o público quanto à importância individual de cada cidadão como fiscalizador das ações que envolvem gastos dos recursos públicos. O espetáculo engloba música, literatura de cordel e teatro, enfatizando uma nova fase no processo de construção coletiva para educação fiscal e controle social.

A Trupe da Cultura
A Trupe da Cultura foi criada em 2016 e é formada por servidores das Gerências de Cultura e de Educação Integral da Seduc. Neste espetáculo participam as atrizes Cleuda Milhomem e Sheyla Virgínio; os músicos Youssef Carvalho e Dhanhylo Laureano, além do cordelista, Juarês Alencar.

Observatório Social de Palmas
O Observatório Social de Palmas é uma entidade sem fins lucrativos, formada por voluntários, e tem com o objetivo fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos. No evento desta quarta-feira, será apresentada a prestação de contas dos últimos quatro meses, incluindo estudos e relatórios das ações de controle social e Educação fiscal da instituição. De acordo com o coordenador do OSP, Felipe Alves, na oportunidade será lançado um Termo de Compromisso da Transparência, destinado a candidatos a prefeito e vereadores. Também está prevista palestra com o presidente do Observatório Nacional do Brasil, Ney da Nóbrega. (Com informações da Seduc/Núbia Daiana Mota/Foto: Seduc)