::   Pesquisa


  ::  WebMail
 

Solicitar senha provisória



 



Sefaz alerta servidoras sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama
[data: 21/10/16]



Com o tema "Um toque para a vida" a Secretaria da Fazenda promoveu nesta quinta-feira, 20, momento alusivo à conscientização e prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa. O objetivo é alertar as mulheres sobre os perigos da doença, a importância dos exames preventivos e diagnósticos precoces. O evento faz parte do Programa Qualidade de Vida, desenvolvido pela Gestão de Recursos Humanos, dentro das ações do Programa de Modernização da Sefaz - Profisco.

O secretário da Fazenda, Paulo Antenor Oliveira, participou da abertura do evento, enfatizando a importância do papel da mulher no cuidado com a saúde. "É preciso se cuidar, se prevenir e espero que este evento ajude as mulheres a ficarem atentas à necessidade de fazer o autoexame. A mulher não deve deixar de lado o cuidado com ela mesmo e, principalmente, com a sua saúde", destacou ele.

Na primeira palestra "Prevenção do câncer de mama", a enfermeira Maria Diniz Nunes, explicou como a doença se desenvolve, quais os sintomas e sinais mais frequentes. Destacou também quais são os fatores de riscos para o desenvolvimento da doença e as medidas saudáveis que a mulher deve adotar como forma de combater o câncer, como a prática de atividade física, boa alimentação e a realização de exames preventivos. "Mulher que se toca, cuida," enfatiza Maria Diniz.

"Câncer - um inimigo silencioso", nesta palestra a psicóloga Adriana Martins chamou à atenção para o impacto emocional sofrido pelos pacientes a partir do diagnóstico. Segundo Adriana, há uma ruptura na dinâmica de vida, causando a depreciação das emoções. "Como se manter firme para um tratamento quando se estar mergulhada num turbilhão de emoções como medo, angústia, pânico ou revolta? Na luta contra um câncer, além dos tratamentos com o corpo, é muito importante os cuidados com a mente".

A vice-presidente da Liga Feminina do Tocantins, Maria José Garcia, destacou o apoio da Entidade junto aos portadores da doença que são de baixa renda, como a compra de remédios, material de higiênico e cestas básicas. (Marinalva Cavalcante)

 

 

Mapa do site Dúvidas? Fale conosco Página inicial