Superintendência de Tecnologia da Sefaz faz balanço positivo com entrega de equipamentos
[data: 12/01/17]

Os compromissos assumidos no planejamento estratégico da Superintendência de Projetos Tecnológicos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), em 2016, foram todos realizados pela equipe da TI Sefaz, que fecha o ano com balanço positivo de suas ações e atividades. Entre eles, a entrega de todo equipamento de hardware (computadores, notebooks e servidores) o que proporcionou a modernização do parque tecnológico do Órgão.

Foram entregues 742 computadores, 108 notebooks e instalado quatro servidores de alto poder de processamento para aplicações tributárias, administrativas e contábeis, que rodam, por exemplo, o Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios (SIAFEM).

De acordo com o superintendente de TI, Edes Divino, foi realizado um mapeamento das necessidades de cada setor da Sefaz, para só então realizar a distribuição desses equipamentos nas Delegacias Regionais, Agências de Atendimento e sede da Sefaz.

Com a primeira parte do planejamento já realizado, a equipe da Superintendência de TI já se organiza para implementar a segunda etapa do planejamento que é a entrega dos softwares que estão sendo desenvolvidos e que devem ser boa parte migrados ainda em 2018. "Toda a TI da Sefaz está engajada nessa segunda fase e a mais difícil do nosso planejamento. Mais é o nosso foco entregar todas as nossas tarefas", ressalta Edes.

Outras atividades também de importância para Sefaz é a implementação da Política de Segurança da Informação, Equipamentos e das Comunicações (POSIEC). A política trata do compromisso dos usuários (servidores públicos) com a proteção e manuseio das informações, equipamentos, comunicação e gestão dos riscos. "Produzimos toda uma normativa para a utilização desses equipamentos e proporcionar segurança das informações em rede da Sefaz", alerta.

O superintende destaca que o projeto de modernização da Sefaz, principalmente, no quesito TI, tem apoio irrestrito do secretário da Fazenda Paulo Antenor que encapou o planejamento e não mede esforços para atender as solicitações por parte da Superintendência. "É preciso entender o seguinte: se não tivesse todo o apoio, tanto dos secretários anteriores, Paulo Afonso e Edson Ronaldo e agora do Paulo Antenor, que visualizaram o tamanho da importância dessa nova realidade da TI Sefaz, nada disso seria possível", lembra Edes.

Profisco

Boa parte dos recursos para a realização das ações da Superintendência de Projetos Tecnológicos da Sefaz foi oriundo do Projeto de Modernização Fiscal do Estado do Tocantins (Profisco).
(Joésia Cardoso - Foto: Júnior Maciel)